Imagem capa - 3 Segredos para Prolongar o Desempenho do Anilox  por Maxlabel Etiquetas

3 Segredos para Prolongar o Desempenho do Anilox

Mesmo os cilindros anilox da mais alta qualidade precisam de cuidados adequados afim de manter seu

desempenho. E porque o anilox é considerado por muitos o coração de qualquer impressora flexo, é grande a

importância da limpeza e manutenção regular. O anilox é um instrumento de precisão que impulsiona a eficiência e consistência do seu processo de impressão. Cuide do seu anilox e ele cuidará de você.

Aqui estão 3 maneiras de garantir a máxima resistência e desempenho do seu anilox: 



O cuidado apropriado começa quando o anilox chega 

Inspecione qualquer cilindro novo que entra em sua instalação imediatamente. Certifique-se que a caixa não está danificada. Retire o cilindro da caixa e inspecione-o completamente. Certifique-se em identificar qualquer batida ou risco no cilindro. “Um dos maiores erros que um impressor pode cometer é simplesmente adicionar um cilindro não inspecionado ao seu estoque, particularmente se este chegou em uma caixa danificada.” afirma Doug Jones, Vice Presidente de Marketing da Apex International, fornecedor mundial líder de tecnologia anilox. “Ao identificar problemas no início, empresas de anilox são muitas vezes capazes de ajudar a corrigir o problema antes que ele interrrompa o processo de impressão.”

 

Tenha cuidado ao instalar o anilox em sua impressora 

Lembre-se que Cilindros anilox são instrumentos de precisão e precisam ser manuseados com cuidado. Nunca deixe um cilindro anilox descansando sob sua superfície gravada, fazendo isto, poderá quebrar as paredes das células e causar riscos ou estrias. Ao invés disto, sempre apoie o anilox pelas ponteiras. Enquanto instalando, cubra o corpo do anilox com um envoltório ou cobertura para protege-lo contra danos por impacto. Também é importante lembrar que a cerâmica, enquanto durável, não é resistente à impactos e pode lascar. Cerâmica lascada nas extremidades de um anilox pode levar tinta e solvente, que em última análise pode causar infiltração, o que reduz a vida útil do anilox.

 

Utilização e Armazenamento 

Cilindros anilox não são um componente “defina-o e esqueça-o”. Uma vez que o anilox é instalado, nunca trabalhe um anilox seco com a câmara de tinta contra o cilindro. Fazer isto pode causar desgaste excessivo da lâmina e potencialmente riscar o anilox. Mantenha o cilindro em funcionamento enquanto a tinta estiver na câmara para impedir que a tinta seque nas células do anilox. Se ocorrer entupimento, nunca use ferramentas para tentar remover a tinta seca. Em vez disto, siga um cronograma adequado de limpeza que inclui limpadores químicos com pH entre 6.5 e 10.5. Nunca utilize cloro, amônia ou qualquer solução de limpeza que seja 100% ácida, pois esta ação pode causar corrosão em seu anilox. Finalmente, armazene o anilox coberto em um rack (para impedir que contaminantes como poeira entrem nas células) ou em suas caixas originais, tomando o cuidado de guardar o cilindro 100% limpo e seco.

Seguir estas orientações simples, pode ajudar a prolongar a vida útil do seu anilox, que pode facilmente exceder 2 anos dependendo de cuidados e variáveis ambientais como umidade.

Texto de: Apex, para melhores informações, acesse: http://www.apex-groupofcompanies.com


Acesse nossas redes sociais.

Facebook: http://tinyurl.com/y69mhdug

Instagram: http://twixar.me/6bgK