FATORES QUE INFLUENCIAM NA INTERPRETAÇÃO DAS CORES
Você sabia que a iluminação do ambiente influencia na tonalidade de cor que você está vendo no monitor do seu computador?
Colocamos abaixo algumas curiosidades sobre este assunto:
• Condições físicas e psicológicas do observador
• Condições de iluminação (luz incandescente, fluorescente)
• Metamerismo: é a propriedade do olho e do cérebro perceber a mesma sensação de cor de dois objetos com diferentes distribuições de energia espectral. O olho tem três receptores sensíveis às cores e os dois objetos refletem a mesma quantidade de energia. Existem três fatores a considerar: metamerismo do observador, metamerismo do iluminante e metamerismo do objeto, sendo este último o mais importante.

• Adaptação cromática (constância): o olho pode aumentar ou diminuir sua sensibilidade para se adaptar às condições do ambiente como mudanças bruscas de luminosidade. É necessário um tempo para a adaptação. Um objeto amarelo parecerá vermelho se o olho estiver adaptado à luz verde.
• Contraste simultâneo (adjacência): a análise das cores de um objeto não são estímulos isolados. Dependem da iluminação e das cores que circundam este objeto. No exemplo ao lado os blocos centrais têm a mesma cor embora pareçam diferentes.
• Memória de Cor (familiaridade): entre um tratamento de uma foto azul e outra vermelha, por exemplo, é necessário um tempo de descanso.
Por isso no processo gráfico não utilizamos o padrão de cor da tela do cliente, sempre preferimos produzir a "cartela de prova de cor" feita especificamente com a finalidade de criar o padrão de cor realizado em máquina, onde temos a impressão mínima, máxima e padrão, este sim estará no padrão de cor correto, pois foi confeccionado na máquina onde será produzido todo o serviço aprovado e solicitado pelo cliente.
Bibliografia Utilizada:
Matéria extraída do livro: Pré-Impressão - Gerenciamento de Cores - SENAI-SP
Acesse nossas redes sociais.
Facebook: http://tinyurl.com/y69mhdug
Instagram: http://twixar.me/6bgK